João Pessoa é primeira capital a firmar parceria com IBGE para acesso mútuo de dados e apoio ao Censo 2022

João Pessoa é a primeira capital a firmar parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para os trabalhos de realização do Censo 2022. A gestão do prefeito Cícero Lucena, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), acertou ‘Termo de Compromisso’ que autoriza o uso recíproco de informações e dados pelas duas instituições.

Ao lado de outros órgãos e entidades, do setor público e privado, o Município participará de ações conjuntas de incentivo à população a receber bem os recenseadores e a responder com exatidão os questionários.

Ao destacar a importância da parceria, o secretário de Planejamento do município, José William, observou que Censo Demográfico “traça o perfil mais abrangente do nosso País, o retrato mais fiel de quem somos como Nação”.

Para ele, o trabalho de disponibilizar informações atualizadas é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas, para ações governamentais e da iniciativa privada. “Com o Censo, o IBGE presta ao País um serviço importantíssimo que contribui para a atração de investimentos importantes que fortalecem o crescimento socioeconômico”, comentou.

A diretora da Digeoc, Jordana Coimbra, informou que nos dias 26 deste mês e 3 de dezembro, técnicos do IBGE e da Prefeitura participam de treinamento sobre metodologias de trabalho e análises estatísticas. Além da adequação das bases de endereçamento e setores censitários ao padrão do Instituto, a exemplo do que já está sendo feito junto aos Correios e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Para o IBGE, a parceria com os órgãos de planejamento das prefeituras e dos Governos Estaduais “é fundamental para o sucesso de um Censo”. Segundo informações do Instituto, eles possuem informações e dados que refletem melhor a realidade local, “garantindo em grande parte a qualidade das informações coletadas”.

A parceria foi definida após recente reunião do secretário José William e a equipe da Diretoria de Geoprocessamento e Cadastro da Seplan com os coordenador nacional de Cadastro do IBGE, Wolney Cogoy, com David Montero Dias, da Coordenação Operacional dos Censos; o chefe da unidade do Instituto na Paraíba, Roberto Salgado, o supervisor estadual da Base Territorial, Fernando Lins, e a analista censitária Bruna Carvalho.

Saiba mais – Os números do Censo 2022. Algumas informações que dão a dimensão real do Censo 2022:

71 milhões de endereços a serem visitados;

5.570 municípios, população estimada de 212 milhões de habitantes;

6.100 Postos de Coleta Municipais, 1.450 Coordenações, e 560 agências;

230 mil pessoas contratadas para o serviço;

30 mil mapas de cidades, vilas e localidades;

420 mil arquivos digitais.

O IBGE informa tratar-se de uma operação totalmente informatizada, com a utilização de formulários na WEB e de equipamentos móveis para a coleta de dados, da Internet para o suporte de comunicações e tráfego de dados e de data centers de alto desempenho.

Fonte: Secom/JP