Messi, Lewandowski ou Salah? Veja números dos candidatos ao The Best na temporada 2020/21

Messi, Lewandowski e Salah estão na briga no futebol masculino e o anúncio será divulgado no próximo dia 17

A Fifa divulgou na última sexta-feira os jogadores que concorrem ao The Best, prêmio que a entidade entrega ao melhor jogador do mundo em votação com jornalistas, jogadores, técnicos e público. Messi, Lewandowski e Salah estão na briga no futebol masculino, e o ge reuniu os números dos três.

Vale lembrar que o período em análise engloba apenas a temporada 2020/21. Messi foi o vencedor na Bola de Ouro, da revista France Football. Lewandowski é o dono do último The Best, na temporada 2019/20. E Salah, que chama mais atenção na atual temporada, corre por fora. O anúncio será feito no dia 17, segunda-feira.

Números de Messi, Lewandowski e Salah na temporada 2020/21 — Foto: Editoria de arte

Messi concorre pelo que fez na sua temporada de despedida do Barcelona. Com um time que caiu nas oitavas de final da Champions – atropelado pelo PSG -, ficou em terceiro no Espanhol e foi derrotado pelo Athletic Bilbao na final da Supercopa, o título da Copa do Rei foi o alento coletivo. Na decisão, o camisa 10 marcou duas vezes, uma delas numa pintura, e o Barça goleou o próprio Bilbao por 4 a 0.

O argentino foi artilheiro da liga nacional pela oitava vez na carreira, com 30 gols marcados, e ainda alcançou feito inédito com a seleção de seu país: foi campeão da Copa América como maior goleador e garçom do torneio, vencendo o Brasil no Maracanã.

Lewandowski foi mais uma vez campeão alemão pelo Bayern de Munique, sendo artilheiro da Bundesliga pela sexta vez na carreira. Nesta ocasião, ainda quebrou o impressionante recorde de mais gols numa só edição, que era de Gerd Müller, ao balançar as redes 41 vezes. Uma lesão no joelho direito o tirou dos duelos decisivos contra o PSG nas quartas da Champions, quando a equipe alemã acabou eliminada.

O Bayern ainda venceu a Supercopa com dois gols do polonês na decisão contra o Borussia Dortmund, mas foi eliminado precocemente na segunda fase da Copa da Alemanha pelo Kiel, time da segunda divisão. Pela Polônia, Lewa até fez sua parte e teve média de um gol por jogo na Eurocopa, mas viu a seleção cair com apenas um ponto, na lanterna da fase de grupos.

Salah é o único que não levantou taças na temporada. O Liverpool, que perdeu a Supercopa para o Arsenal, foi terceiro colocado no Campeonato Inglês, caiu para os Gunners nas oitavas de final da Copa da Liga Inglesa e para o Manchester United na terceira fase da Copa da Inglaterra.

Na Champions, o camisa 11 foi peça importante e marcou seis vezes em 10 jogos, mas viu os Reds caírem para o Real Madrid nas quartas. Como feito individual de destaque, o egípcio, que teve apenas compromissos de eliminatórias pela seleção, foi vice-artilheiro da Premier League com 22 gols feitos, apenas um a menos que o líder do ranking Harry Kane.

Confira abaixo os finalistas das outras premiações do The Best:

Melhor goleiro

Donnarumma (Milan-PSG)
Mendy (Chelsea)
Neuer (Bayern de Munique)

Melhor treinador

Pep Guardiola (Manchester City)
Roberto Mancini (Itália)
Thomas Tuchel (Chelsea)

Prêmio Puskas (gol mais bonito)

Erik Lamela (Tottenham/Sevilla)
Patrik Schick (Bayer Leverkusen)
Mehdi Taremi (Porto)

Melhor goleira

Ann-Katrin Berger (Chelsea)
Christiane Endler (PSG)
Stephanie Labbé (PSG)

Melhor treinador(a) – futebol feminino

Lluis Cortés (Barcelona)
Emma Hayes (Chelsea)
Sarina Wiegman (seleção holandesa e seleção inglesa)

Fonte: Globo Esporte