Athletico vence o Palmeiras fora de casa e esquenta briga pela liderança do Brasileirão

Resumão

O Athletico esquentou a briga pela liderança do Brasileirão ao bater o Palmeiras por 2 a 0 na noite deste sábado, no Allianz Parque, em São Paulo. O resultado colocou o Furacão na segunda colocação do campeonato, atrás do próprio Verdão. O atacante Vitor Roque, de 17 anos, autor do primeiro gol e envolvido no lance do segundo, comandou a vitória rubro-negra. O time treinado por Luiz Felipe Scolari (recebido com muito carinho no estádio) chegou a cinco vitórias consecutivas na temporada. Não perde há 13 jogos.

Na tabela

Com a vitória, o Athletico foi a 27 pontos e assumiu a segunda colocação. O Palmeiras segue na ponta, mas agora com apenas dois pontos de vantagem sobre os concorrentes mais próximos – o Furacão e o Atlético-MG. Clique aqui e veja a tabela completa do Brasileirão.

Jogadores do Athletico comemoram no Allianz Parque
Jogadores do Athletico comemoram no Allianz Parque (Foto: Marcos Ribolli)

Próximos jogos

O Athletico volta a campo já nesta terça-feira, pela Libertadores. Às 21h30, visita o Libertad no Paraguai depois de vencer por 2 a 1 o jogo de ida das oitavas de final. Um dia depois, o Palmeiras recebe o Cerro Porteño, às 19h15, para confirmar a vaga encaminhada após vitória de 3 a 0 fora de casa. No Brasileirão, os próximos compromisso são no fim de semana. No sábado, o Furacão visita o Goiás às 20h30; no domingo, o Verdão visita o Fortaleza às 18h.

O cara do jogo

Vitor Roque já havia tentado duas vezes antes de abrir o placar no primeiro tempo. E ainda foi decisivo ao criar a jogada para Rômulo mandar o chute que resultou no pênalti, convertido por Vitor Bueno, no segundo gol. Foi o cara do jogo. Aos 17 anos, se consolida como uma das principais promessas do futebol brasileiro.

Aos 35 min do 1º tempo - gol de dentro da área de Vitor Roque do Athletico-PR contra o Palmeiras
Aos 35 min do 1º tempo – gol de dentro da área de Vitor Roque do Athletico-PR contra o Palmeiras

Em casa

Luiz Felipe Scolari, multicampeão pelo Palmeiras, dono de taças como as da Libertadores, do Brasileirão e da Copa do Brasil pelo clube, foi recebido com muita festa neste sábado no Allianz Parque. Foi saudado por Abel Ferreira, ganhou abraços empolgados dos jogadores do Verdão e até posou para foto com os gandulas. Esteve em casa. E saiu com a vitória, a 11ª em 15 jogos – tem 80% de aproveitamento.

Abel Ferreira e Luiz Felipe Scolari trocam cumprimentos antes do jogo no Allianz Parque
Abel Ferreira e Luiz Felipe Scolari trocam cumprimentos antes do jogo no Allianz Parque (Foto: Marcos Ribolli)

Primeiro tempo

O jogo começou equilibrado e movimentado, com as duas equipes buscando o gol. O Palmeiras se mostrou mais agressivo e teve presença ofensiva maior, cercando a área adversária e criando condições para finalizar, especialmente com Raphael Veiga – que quase marcou aos sete, em cabeceio após cruzamento de Mayke. Mas o Athletico logo reagiu, embalado pela boa parceria entre Vitor Roque e Canobbio. Foram duas finalizações sequenciais de Vitor Roque – uma por cima, outra salva por Weverton. Aí foi a vez de o Verdão reagir, com chute de Gustavo Scarpa e com mais uma tentativa de perigo com Raphael Veiga. Mas quem chegou ao gol foi o Furacão. Aos 35, Abner cruzou da esquerda, Rômulo ajeitou e Vitor Roque fez o gol que havia ensaiado antes. Em desvantagem, o Palmeiras tentou pressionar até o fim do primeiro tempo, mas sem muita eficiência. Scarpa, aos 47, quase diante do gol, teve grande chance para empatar, mas mandou para fora ao bater desequilibrado na bola.

Jogadores do Palmeiras lamentam gol do Athletico no Allianz Parque
Jogadores do Palmeiras lamentam gol do Athletico no Allianz Parque (Foto: Marcos Ribolli)

Segundo tempo

O Palmeiras se posicionou no campo de ataque, atraído por postura mais reativa do Athletico, no começo do segundo tempo. Os rubro-negros ficaram bem protegidos, à espreita de uma oportunidade para sair em velocidade. E acabaram beneficiados por repetidos erros dos mandantes com a bola nos pés. Em um deles, foi originado o segundo gol. Zé Rafael forçou passe para Danilo, e Vitor Roque fez ótima jogada para Rômulo, que mandou o chute. Piquerez se jogou na bola e cortou com a mão. O pênalti foi confirmado no monitor após alerta do VAR. Vitor Bueno bateu com qualidade e ampliou: 2 a 0. Logo depois do gol, Abel fez uma troca tripla: tirou Raphael Veiga, Rony e Zé Rafael, colocou Atuesta, Rafael Navarro e Gabriel Veron. As mudanças tornaram o Palmeiras um time mais agressivo. Chances surgiram, primeiro especialmente em chutes de média e longa distância – Danilo tentou de longe, Scarpa quase acertou o ângulo. Depois, o Verdão foi criando oportunidades em jogadas trabalhadas, mas parou ou em defesas de Bento, ou em erros de finalização (Gabriel Veron perdeu uma clara ao desviar do goleiro e mandar para fora). Gabriel Menino ainda foi expulso por impedir chance clara do Athletico quase no fim do jogo.

Vitor Bueno e Vitor Roque festejam segundo gol do Athletico
Vitor Bueno e Vitor Roque festejam segundo gol do Athletico (Foto: José Tramontin/Athletico)

Fonte: GE