FPF-PB prevê rodada de abertura do Campeonato Paraibano de 2022 para o dia 5 ou 6 de fevereiro

Com a atual temporada chegando ao fim, a Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) já começa a projetar o calendário de competições para o próximo ano. A previsão é que a rodada de abertura da 1ª divisão do Campeonato Paraibano de 2022 aconteça entre os dias 5 e 6 de fevereiro. A informação é do diretor de Competições da entidade, Gustavo Trindade.

Para realizar a reunião do Conselho Técnico da 1ª divisão de 2022, a FPF-PB está aguardando a definição das três equipes que conquistarão o acesso na 2ª divisão deste ano, que está se encaminhando para as semifinais. A decisão da competição está prevista para o dia 1º de dezembro, que é uma quarta-feira. A entidade estuda realizar na segunda-feira, dia 6 de dezembro, o encontro que definirá os detalhes sobre a elite.

— Terminando a 2ª divisão no dia 1º de dezembro, imediatamente faríamos o Conselho Técnico da 1ª divisão de 2022, tendo em vista que, de acordo com o Estatuto do Torcedor, é preciso realizá-lo 60 dias antes do início da competição, ou seja, ainda na primeira semana de dezembro, com previsão de a primeira rodada ser realizada nos dias 5 e 6 de fevereiro — disse Gustavo, em entrevista ao PB Esportes.

Novidades para 2022
No próximo ano, a 1ª divisão do Campeonato Paraibano voltará a ter 10 clubes, já que, além do campeão e do vice, o terceiro colocado da 2ª divisão também terá vaga assegurada na elite de 2022. Sobre a fórmula de disputa, Gustavo Trindade assegurou que ela será decidida pelos clubes, dentro das datas disponibilizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a realização dos estaduais.

— Quem vai decidir o formato são os clubes. A presidente Michelle Ramalho é muito democrática quanto a isso e tem sido assim desde o início da sua gestão. Então os participantes é que vão decidir como será o sistema de disputa; agora, claro, dentro da quantidade de datas que a CBF está disponibilizando para os estaduais e respeitando o prazo mínimo estabelecido pelo Estatuto do Torcedor, que são 60 dias entre a reunião do Conselho Técnico e o início da competição — falou.

Diretor de Competições da FPF-PB, Gustavo Trindade (à esq) explica o planejamento para o Campeonato Paraibano de 2022 — Foto: Rômulo Melquíades / FPF-PB

Para 2022, a CBF distribuiu 16 datas para a realização dos campeonatos estaduais, com início no dia 26 de janeiro e término em 3 de abril. Entretanto, por solicitação de algumas federações estaduais e clubes, a CBF liberou o início dos estaduais para o fim de semana dos dias 15 e 16 de janeiro, o que gera uma ampliação na quantidade de datas disponíveis.

A 1ª divisão do Campeonato Paraibano do próximo ano contará com Atlético-PB, Botafogo-PB, Campinense, Nacional de Patos, São Paulo Crystal, Sousa e Treze, além dos três clubes que conquistarão o acesso através da 2ª divisão de 2021.

Fonte: Globo Esporte PB