Centros de compras de João Pessoa fazem promoções para a Black Friday; confira descontos e horários

Os centros comerciais de João Pessoa vão realizar o Black Friday neste mês de novembro, com diversos descontos. Shoppings centers, shoppings populares e comércio da capital paraibana participam do período de promoções. Confira:

Shoppings populares

  • 4&400: as lojas oferecem até 50% de desconto, da quarta (24) até a sexta-feira (26), abrindo das 9h às 17h.
  • Varadouro: as 603 lojas do shopping estão oferecendo de 20 a 50% de desconto. A promoção vai até o dia 5 de dezembro e o shopping funciona das 8h às 18h, de segunda-feira a sábado.

Shopping centers

  • Mag Shopping: a promoção no shopping começou na quinta-feira (25) e vai até o dia 28 de novembro. São mais de 40 lojas com descontos de até 70%, abertas das 9h até as 21h.
  • Manaíra Shopping e Mangabeira Shopping: Black Friday acontece da sexta-feira (26) até o domingo (28) com até 70% de desconto em produtos e serviços de todos os segmentos. No sábado e domingo, o horário de funcionamento das lojas vai ser estendido até as 23h.
  • Shopping Sul: a promoção acontece nesta sexta-feira (26) com condições especiais e descontos nas lojas do shopping. O funcionamento será das 10h às 20h.
  • Shopping Tambiá: a promoção tem início na quinta (25) e encerra-se na sexta-feira (26), mantendo o horário normal de funcionamento, das 9h às 19h. As lojas oferecem descontos de 20 a 70%.

Home center

  • Ferreira Costa: iniciada em 11 de novembro, a loja está oferecendo produtos com até 70% de desconto. No site da loja, os descontos só começam nesta sexta-feira (26). Algumas promoções não estarão na loja, somente no site, com tempo e quantidades limitadas.

Comércio de João Pessoa

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de João Pessoa, o comércio pessoense está mobilizado para as promoções da Black Friday. O dia oficial de promoções é esta sexta-feira (26), porém a organização informa que cada empresa pode fazer seu fluxograma.

De olho nos preços

Segundo o governo da Paraíba, o aplicativo Preço da Hora reforçou o serviço de histórico de preços, trazendo os valores comercializados dos últimos seis meses de cada produto para ajudar o consumidor na hora de ir as compras durante esse período de promoções.

O aplicativo pode ser baixado em smartphones; tablets e nos computadores e está disponível nos sistemas IOS e Android. Além disso, a população também pode fazer consultas no site.

Como evitar a Black Fraude

O Procon-JP alerta aos consumidores que pretendem aproveitar as promoções antes e durante o evento para que fiquem atentos à chamada ‘maquiagem’ nos preços. É importante prestar atenção para os preços anteriores à época da Black Friday, que hoje não ocorre apenas em um dia, mas praticamente em todo mês de novembro. Deve-se verificar se o valor do produto sofreu mesmo redução em relação há uma semana ou 15 dias.

O secretário Rougger Guerra pontua que sempre existe o perigo dos produtos terem o preço elevado antes do anúncio das promoções e depois serem reapresentados com um preço menor e, daí, não existir um desconto real. É a chamada maquiagem nos preços. “O consumidor espera o ano todo para comprar algo há muito necessitado ou desejado para, no final, ser enganado pelos preços ‘maquiados’”.

Quanto às compras virtuais, a primeira dica é que o consumidor só deve adquirir produtos em lojas devidamente registradas com CNPJ e que tenham endereço e telefone de contato, bem como procedência no mercado. “Uma forma de fazer isso é checar os comentários realizados por outros clientes na internet. Outra maneira é comprar onde já tem cadastro, até porque já recebe os anúncios de promoções e de valores, o que pode facilitar na pesquisa de preço, além da segurança”.

Rougger Guerra também orienta ao consumidor que, na dúvida, deve procurar o Procon-JP de forma imediata. “Se o cidadão perceber algo que o deixou indeciso quanto à promoção, deve acionar o Procon-JP através do 0800 083 2015, do WhatsApp 83 9.8665-0179 (Procon-JP na sua mão) ou mesmo pelo Instagram @procon_jp. O importante é que fique atento para evitar possíveis abusos na relação de consumo durante a Black Friday”.

Fonte: G1 PB