Eclipse lunar ocorre neste domingo; confira onde assistir por telescópios na PB

O primeiro eclipse lunar deste ano ocorrerá neste domingo (15) e será possível observá-lo em todo o Brasil. O fenômeno astronômico poderá ser visto a partir das 23h27 e deve perdurar até as 2h55 de segunda-feira (16).

Em João Pessoa, a população pode acompanhar o eclipse da Estação Cabo Branco de Ciência, Cultura e Artes que, em parceria com a Associação Paraibana de Astronomia (APA) está promovendo um evento público para observação através de telescópios.

Os telescópios serão disponibilizados a partir das 22h do domingo. O eclipse também poderá ser acompanhado em tempo real em um telão instalado especialmente para o evento.

Já no município de Taperoá, um evento semelhante ao de João Pessoa começa a partir das 22h, do domingo (15) e está previsto para acontecer na Praça da Sede da Filarmônica Municipal.

De acordo com o diretor de Astronomia da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Leandro Guedes, o eclipse lunar não é raro e geralmente ocorre duas vezes ao ano, quando há lua cheia.

Guedes afirma que esse fenômeno ocorre quando a lua entra na área de sombra da Terra, sendo visível a olho nu. Segundo ele, o eclipse lunar se dá em períodos em que o sol, a Terra e a lua estão alinhados, necessariamente nesta ordem.

Fonte: MaisPB