Chuva no Grande Recife causa deslizamentos de barreiras, alagamentos e transtornos

Mais de 100 milímetros de chuva foram registrados em poucas horas, neste sábado (28), em diversos pontos do Grande Recife. O temporal, previsto pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), causou deslizamentos de barreiras, alagamentos e inúmeros transtornos na região (veja vídeo acima). Um homem morreu soterrado na Zona Norte da capital e outro faleceu na Zona Oeste.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, ocorreram diversos deslizamentos e desabamentos. Quatro deles foram nas seguintes localidades: Sítio dos Pintos, Zona Oeste do Recife; no Córrego do Jenipapo, na Zona Norte; Sucupira, em Jaboatão; e São Lourenço da Mata.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), os locais em que mais choveu foram Itapissuma, com 318 milímetros; Jaboatão, com 237 milímetros; e o bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, com 218 milímetros.

A Avenida Recife, na Zona Sul, ficou alagada em diversos pontos. Em Tejipió, na Zona Oeste, o rio que dá nome ao bairro transbordou e deixou moradores ilhados. O canal da Avenida Agamenon Magalhães transbordou e deixou o bairro do Derby alagado.

Também foram registradas quedas de árvores em diversos pontos do Grande Recife. O Corpo de Bombeiros afirmou que acionou todo o efetivo e que a prioridade é o “atendimento de socorro e resgate das populações em iminente perigo”.

Mortes

Neste sábado, dois homens morreram em deslizamentos de barreiras causados pela chuva:

  • Luciano José de Santana, de 47 anos – soterrado por barreira no Sítio dos Pintos, Zona Oeste do Recife;
  • Claudemir Barbosa, de 18 anos – soterrado por uma barreira no Córrego do Jenipapo, na Zona Norte.

    As chuvas fortes que atingem o Grande Recife e a Zona da Mata desde o domingo (22) provocaram a morte de outras cinco pessoas nesta semana:

  • José Cláudio da Silva, de 62 anos – soterrado em deslizamento de barreira no Córrego do Abacate, no bairro de Águas Compridas, em Olinda.
  • Aureogildo Antônio de Vasconcelos Júnior, de 36 anos: caiu num canal na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda;
  • Rosemary Oliveira da Silva, de 44 anos, e Sérgio Pimentel dos Santos, de 54 anos: soterrados em deslizamento de barreira no Córrego do Abacaxi, no bairro de Caixa D’Água, em Olinda;
  • Alex Rodrigo da Luz, de 41 anos: foi arrastado pela correnteza enquanto tentava resgatar um cavalo em uma rua alagada no Conjunto Muribeca, em Jaboatão.

Fonte: Click PB