Seleção para recenseador do IBGE oferta mais de 170 vagas em 111 cidades da PB

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu processo seletivo simplificado para a contratação de 48.535 vagas recenseadores para o Censo Demográfico 2022, com duração de três meses, podendo ser prorrogado. Para a Paraíba, são ofertadas 177 vagas em 111 municípios paraibanos.

Das vagas destinadas para a Paraíba, ainda serão disponibilizadas 148 vagas para pessoas com deficiência (PcD) ou pessoas autodeclaradas pretas ou pardas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma online a partir desta quinta-feira (9) até dia 15 de junho. O cargo exige nível fundamental de escolaridade.

A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados. Os candidatos podem simular o valor que poderá receber através de canal disponibilizado pelo órgão.

A jornada de trabalho recomendável para a função é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento. As convocações para contratação serão realizadas por e-mail e/ou telefone. O candidato deve declarar, por escrito, se aceita ou não a vaga na localidade para a qual está sendo convocado.

No dia 30 de junho será divulgado o resultado final da seleção.

Fonte: G1/PB